quarta-feira, 21 de julho de 2010

WTC!









Na ultima sexta fui dar uma caminhada pela parte "down" da cidade, sem muitas pretensões, queria passar em uma loja adorada por turistas, principalmente brasileiros, a Century 21!Ela é conhecida por reunir várias marcas famosas com super descontos, uma espécie de "Macy's da pechincha"! Mas dessa vez meu foco era só andar por ali mesmo e conhecer a área! A parte da frente da Century 21, fica virada exatamente para onde era o "lendário" Word Trade Center! Hoje ali só o que vemos é um gigantesco canteiro de obras e um vazio enorme no meio de uma cidade povoada por prédios por todos os lados! Depois da tragédia do 11 de Setembro, ao lado do local onde fica o corpo de bombeiros responsável pela região (e também o batalhão responsável pelo socorro prestado após o primeiro avião encontrar as torres) foi instalado um memorial o "Tribute 11/09", uma espécie de museu criado para lembrar a tragédia absurda que aconteceu ali naquele quarteirão anos atrás! Eu não sabia da existência desse memorial, e quando me deparei com ele, resolvi entrar e ver do que se tratava exatamente! Um passeio nada recomendado! O "museu" conta a história minuto a minuto da tragédia que afetou o mundo naquela manhã de Setembro, com fotos, coisas que foram tiradas dos escombros, pertences de pessoas que nunca mais apareceram, fotos que os familiares levaram como forma de homenagem, e o pior gravações de pessoas narrando o que estava acontecendo no momento! Um lugar em que os sentimentos ficam aflorados, parecia que eu estava vivendo aquela aflição mais uma vez. O clima lá dentro é pesado, como em um cemitério. Da pra perceber que as pessoas ficam perplexas a cada foto, e cada nova sala, uma tristeza contagiante! Teve uma sala que para mim foi a pior de visitar, onde as quatro paredes da sala, são totalmente forradas por fotos dos desaparecidos naquele dia, ver aquilo é tão angustiante que os organizadores instalaram uns bancos bem no meio, e algumas pessoas ficam ali horas sentadas olhando para aquelas paredes! Foi sem dúvida o passeio mais doloroso que eu já fiz, e ao sair dali e olhar novamente aquilo que antes pra mim era um enorme canteiro de obras, me deu um sensação muito esquisita e um nó na garganta, e eu fiquei hipnotizada por aquele lugar, tentando entender tudo aquilo que eu tinha visto lá dentro! Esse memorial é temporário, o novo projeto prevê a construção de um prédio onde será instalado o verdadeiro "Museu do WTC". Por todo o quarteirão as pessoas colocam flores nos cantinhos em memoria dos que foram enterrados ali. E bandeiras dos Estados Unidos, não nos deixam esquecer da frase que lemos em todos os lugares ali em volta, "We will never forget"! (nós nunca esqueceremos).

* A primeira foto é da entrada do memorial. A segunda é uma janela de um dos aviões, que foi retirada dos escombros. E a terceira é da sala das fotografias!

Um comentário: